ACORDAR À NOITE PARA IR AO BANHEIRO PODE SER POR CAUSA DE UM PROBLEMA DO SEU SONO!

VOCÊ ACORDA VÁRIAS VEZES PARA IR AO BANHEIRO À NOITE? PODE SER SER UM PROBLEMA DO SONO!

É comum pensarmos que sintomas urológicos causem problemas no sono, mas o inverso também acontece (ou seja, de uma maneira bidirecional). A mais comum envolve pacientes com apneia do sono (roncos frequentes e pausas respiratórias à noite). Durante a pausa respiratória, surge uma pressão negativa no tórax, o coração está acelerado e experimenta um falso sinal de sobrecarga de fluidos. Dessa forma o coração secreta uma proteína (peptídeo natriurético atrial) que sinaliza ao corpo para se livrar do sódio e da água, resultando em noctúria. Hoje em dia, o médico do sono tem a noção clara desta relação e da alta prevalência. No entanto, como a descoberta destes mecanismos causadores são recentes, ainda é mais comum as pessoas com noctúria relatarem o problema para o seu ginecologista ou urologista, ao associarem com envelhecimento nas mulheres ou com problemas de próstata nos homens, sem suspeitarem a relação com o distúrbio do sono. A boa notícia é que estes pacientes que têm noctúria por causa da apneia do sono não tratada, geralmente resolvem o problema se seguem o tratamento adequado.

A segunda relação, é notada naqueles pacientes insônia de manutenção, caracterizada por dificuldade em manter um sono contínuo, e que sentem a necessidade de urinar a cada despertar, em uma espécie de hábito condicionado vinculando idas ao banheiro assim que sai da cama.

E, por fim, vale lembrar também daqueles pacientes que fazem uso (equivocadamente) de bebidas alcóolicas para induzir o sono e por isso são forçadas a ir ao banheiro, várias vezes na noite, por causa do efeito diurético do álcool.

Importante lembrar que acordar uma ou duas vezes à noite pode ser normal, principalmente, se o paciente volta a dormir rápido, sem muita dificuldade. Mais do que dois despertares à noite costumam diminuir a eficiência do sono e gerar repercussões no dia seguinte, como sonolência, fadiga e diminuição da concentração.

Leia mais nesta contribuição do dr Fernando César Mariano para a matéria na Gazeta do Povo – caderno Sempre Familia!

Fale com o Cirurgião